Notícias

Newsletter Novembro de 2016


VISITA AO CBB

Os jovens Agnelo, Adriano, Luis F. Danilo, Iuri, Leandro e Luis P participaram na actividade a Minha primeira Visita ao museu de arte Moderna e Contemporânea que se realizou no dia 6 no Centro Cultural de Belém. A visita decorreu na presença de um guia o que tornou a mesma mais interessante e interactiva para os jovens presentes. No final cada jovem respondeu a um pequeno questionário sobre as obras que mais lhes tinham marcado.

CELEBRAÇÃO DO SÃO MARTINHO

No dia de São Martinho “come-se castanhas…” e conversasse ao redor das mesmas. Momento de convívio entre todos para a celebração do São Martinho.

INICIO DAS PLANTAÇÕES

Após a limpeza dos campos agrícolas iniciámos este mês a plantação de alguns produtos como a cebola, alface, couve portuguesa, couve galega, couve coração de boi, alho francês e ervilhas. Na plantação tiveram envolvidos os jovens que frequentam a modalidade de ensino PIEF, tendo a actividade sido integrada na disciplina de formação vocacional.

ACAMPAMENTO “Resgate das lontras”

Decorreu nos dias 18 a 21 de novembro 16 a atividade de campo, designada por “ O resgate das lontras”. O acampamento foi supervisionado pelos monitores Tiago Pina, Deodato Silva, tendo estado presente os jovens: Rui Rodrigues, Pedro Barrosa, Luis Pestana, Adriano Freitas, Danilo Tavares, Vitor Lemos e Ricardo Évora.

Durante o primeiro dia da atividade esteve também presente o Presidente da Direção, Paulo Lourenço, o qual fez de júri do jogo noturno da caça à madeira.

Para além de um pequeno incidente durante o jogo noturno do dia 18, e de existir alguma desarrumação nas tendas, a missão do “resgate das lontras” foi um sucesso e terá novas edições.

FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS

Decorreu nas nossas instalações uma formação dirigida pelo supervisor Luís Ribeiro destinada aos profissionais que trabalham com jovens em acolhimento institucional. Para além de alguns funcionários do Lar, a formação contou ainda com a presença de elementos da Instituição Questão de Equilíbrio. A formação realizou-se em vaias sessões onde a temática desenvolvida foi a abordagem “Ecologia Emocional”.

De momento encontram-se expostos no salão do Lar os vários trabalhos desenvolvidos ao longo das dinâmicas.

DOAÇÃO DO AKI

No passado dia 30 o Centro Jovem Tabor recebeu do AKI uma doação de estrados para as camas de todas as camaratas.Esta doação foi de enorme importância para o aumento do bem estar dos nossos jovens tendo a necessidade de substituição urgente de alguns estrados. Muito agradecemos a ação com que a empresa AKI nos presenteou. O nosso profundo agradecimento.

DESPORTO

O mês de novembro foi forte na área do desporto. O jovem Noé foi ao Portocom o clube UpperScoor para a participação numa prova de esgrima, tendo o mesmo, segundo o seu treinador André, obtido uma boa participação e experiência na modalidade.

O jovem Iuri continua a demonstrar a sua dedicação ao atletismo, tendo conseguido um 2º lugar na prova que se realizou em Odemira.

No dia 12 os alunos do PIEF tiveram oportunidade de participar em diversas modalidades náuticas que decorreram no Parque Urbano de Albarquel. Esta atividade foi organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e decorreu dentro da disciplina de Educação Física com o Professor Fernando.

Destacamos ainda um passeio de BTT noturno organizado pelos monitores António Pedro e Deodato Silva.

APOIO DO BANCO ALIMENTAR

Todas as quintas-feiras o Centro Jovem Tabor desloca-se ao Banco Alimentar (BA) para receber apoio ao nível alimentar. Sempre que possível os jovens colaboram nesta deslocação de modo a conhecerem o espaço, bem como a logística e o empenho de todas as pessoas que fazem parte do BA. Em Dezembro, no fim-de-semana da recolha de alimentos, o BA contará de certeza com a ajuda dos nossos jovens e funcionários nos trabalhos necessários no armazém.

APOIO DA REFOOD

No decorrer do mês o Centro Jovem Tabor recebeu o apoio alimentar da REFOOD. Agradecemos aos colaboradores a disponibilidade e simpatia sempre demonstrada.

PARCERIA AON

Apesar de ter sido no final de Outubro, queremos destacar o workshop de xadrez dado pelos colaboradores da AON. Para alguns jovens foi a apresentação desta nova modalidade, para outros foi um avançar e um teste à perícia que o jogo exige. Esta é a segunda acção que acontece no Centro Jovem Tabor..

2017

14 de janeiro – I Encontro de Ex-utentes do Centro Jovem Tabor
22 de fevereiro - Comemoração do 30º aniversário

Corpo Editorial: Redação: Tiago Pina, António Pedro, Alexandra Andrade, Maria de Jesus, Paulo Lourenço, Rosangela Duarte, Sónia Banza, Deodato Lima.

Colaboradores: Cidália Piteira, Maria João, Renato Marçalo, Carlos Pinto, Graciete Santos, Nuno Silva, Paulo Fernandes, Olga Paula, Ana Cristina, Ana Jesus, Valentina Motillovska, Ricardo Évora, Edson Souza, Celso Gaboleiro, Danilo Tavares, Rui Rodrigues, Luis Pestana, Leandro Santos, Iuri Leandro.

2017-01-23