Notícias

Newsletter Fevereiro de 2017

O Modelo Educativo do Centro Jovem Tabor é constituído por quatro áreas de intervenção, nas quais são desenvolvidas um conjunto de atividades orientadas para a aquisição de competências psicossociais dos jovens.

O Modelo Educativo do Centro Jovem Tabor contempla o desenvolvimento das competências adquiridas pelo do jovem, sendo o Projeto de Vida estruturado de acordo com os seguintes objetivos:

Centro Jovem Tabor 30 Anos

Com a presença do Senhor Bispo de Setúbal, CPCJ, Segurança Social e de outros Amigos do Centro Jovem Tabor, no passado dia 22 de Fevereiro de 2017, teve lugar no Centro Jovem Tabor a comemoração do 30.º aniversário da sua fundação. O dia teve início com um pequeno-almoço convívio entre todos os presentes, de seguida foi descerrada a placa comemorativa e feita a colocação de azulejos de novos Amigos do Tabor.



Ainda durante a manhã decorreu o visionamento de um vídeo sobre as atividades e projetos realizados ao longo dos últimos anos, após os discursos das entidades e distribuídas as placas de agradecimento aos colaboradores e parceiros da nossa instituição, teve lugar um momento de Ação de Graças.

Foi também inaugurada nesta data a exposição “Memórias vivas da inclusão social, 30 anos ao serviço da reabilitação de jovens em situação de riscosocial”. A manhã de convívio terminou com o partir do bolo e um brinde ao Tabor.

JOGO DE FUTEBOL COM A APPACDM SETÚBAL

APPACDM Setúbal

No dia 9, a equipa de futebol do Centro Jovem Tabor foi convidada pela equipa da APPACDM para um jogo amigável no pavilhão da Escola Luisa Todi. As duas equipas neste jogo amigável, tiveram oportunidade de mostrar um grande espírito desportivo e de convívio.

Equipa Tabor:
Edson
Diogo
Firme
Rui
Vitor
Mário
Évora

VAMOS LÁ PROVAR ESTA RECEITA

A cozinha é e sempre será um local apetecível para os jovens, por isso mesmo um espaço ideal para a realização de ateliês na área da culinária.

Ao longo dos meses os jovens têm-se envolvido na aquisição de competências e conhecimentos que serão, certamente necessários para o seu futuro. De momento estamos a preparar a construção de um livro de receitas para ficar disponível a todos os jovens do Centro.

SERÁ QUE TEMOS PICASSOS?

No âmbito do PIEF, num pequeno ateliê de pintura e desenho, os jovens foram convidados a explorar a sua “veia artística”.

Recorrendo a vários materiais de pintura os jovens foram explorando a folha em branco, que pouco a pouco foi ganhando novos contornos até à peça final.

VISITA ESCOLAR “DESCOBRINDO A BAIXA DE SETÚBAL”

No passado dia 7 de Fevereiro de 2017 os jovens da turma PIEF do Tabor participaram numa visita de estudo na baixa histórica de Setúbal. Contamos com o apoio de uma técnica do Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal, e estiveram connosco mais duas turmas PIEF do Agrupamento de Escolas da Ordem de Santiago acompanhadas pelas professoras e TIL. Estivemos presentes sete jovens e dois técnicos do Centro e a visita guiada passou pela baixa histórica, como visita à muralha do séc. XIV, pelas portas do Cais e do Sol, com passagem pela mouraria e pelas Igrejas da Graça e de S. Julião. Ainda tivemos a oportunidade de passar pela Casa da Cultura de Setúbal, onde foi possível visitar uma exposição sobre "Zeca" Afonso.

Continuamos com um almoço de grupo gentilmente oferecido pelo MCDonalds da avenida Luisa Todi. No final da visita, foi ainda possível visitar a Biblioteca Municipal de Setúbal. Gostamos muito da visita e do convívio com as duas turmas e só não gostamos da chuva que caiu a “potes” e nos deixou bem molhados.

A KINTA E O ZIGGY SÃO PAIS

No dia 24 de Fevereiro a nossa cadela Kinta deu à Luz a sua ninhada. Ao todo foram 7 cachorrinhos (cinco machos e duas fêmeas) todos bem de saúde.

Durante o mês de Março a Kinta tratará dos seus filhotes, mas já estamos à procura de possíveis donos para os novos elementos. A quem esteja interessado basta entrar em contacto com o TABOR.

BTT EM COUÇO - COURUCHE


Apresentou-se esta atividade como um desafio de 43km a pedalar pela região de Couço em Coruche. Uma aventura que colocou à prova os jovens ao percorrerem de bicicleta terrenos com vários tipos de piso e alguns desníveis. O almoço fez-se na Barragem de Montargil com um merecido descanso para os quilómetros que faltavam para o regresso. No final da atividade os jovens apresentaram-se satisfeitos pelo feito conseguido

O almoço fez-se na Barragem de Montargil com um merecido descanso para os quilómetros que faltavam para o regresso. No final da atividade os jovens apresentaram-se satisfeitos pelo feito conseguido

VISITA AO MUSEU DO MARINHA

Dentro do projeto educativo “Comunidade em Movimento”, o Centro Jovem Tabor tem potenciado mensalmente uma ida ao museu. Em Fevereiro os jovens foram ao Museu da Marinha de modo a tomarem conhecimentos de todo o património marítimo do nosso país.

CIMENTAÇÃO DO LOCAL PARA O ZIGGY E A KINTA

Durante o mês de Fevereiro procedeu-se ao melhoramento do espaço dos nossos cães, Ziggy e Kinta, com a cimentação do local. Foi um momento que aproveitámos para envolver os jovens de modo a tomarem conhecimento de alguns conceitos ligados à construção civil.

MÁSCARAS DE CARNAVAL

No período de carnaval a Professora Paula Zambujinho, da disciplina de Artes, organizou com os jovens do PIEF3 uma atividade de construção de máscaras. Cada jovem projetou em desenho a sua máscara, que construiu posteriormente em gesso. Após a construção das máscaras os jovens decoraram-nas. Fica assim uma recordação para levar para casa

ENTREGA DE DIPLOMAS DE PARTICIPAÇÃO E FORMAÇÃO BÁSICA DE PINTURA COM A GAIVEO LUZIO

No inicio do mês de Fevereiro, procedeu-se à entrega dos diplomas de participação e formação de “Pintura de Construção Civil” dada pela empresa Gaiveo Luzio..

Os jovens que participaram, mediante a sua avaliação, obtiveram a um certificado de formação ou participação. O Centro Jovem Tabor acredita que esta formação é uma ferramenta de extrema importância para o curriculum de cada jovem.

O NOSSO ATLETA DA MODALIDADE DE ESGRIMA

O jovem Ricardo, atleta em representação da Associação Upper Score, participou no mês de Fevereiron na sua segunda prova da modalidade de Esgrima. Apesar de ser cadete, o Ricardo enfrentou com bravura os seus adversários seniores.

De acordo com o treinador André Pereira, estas provas são de extrema importância para o crescimento pessoal, não só, como atleta, mas também como pessoa. Uma experiência que trará certamente bons frutos no futuro.

FORMAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS

Centro Jovem Tabor está a receber uma formação em primeiros socorros básicos de vida, dada por dois Bombeiros Sapadores de Setúbal. Na primeira sessão os bombeiros ensinaram como proceder perante uma vítima, seguindo as máximas da “Estrela da Vida”, símbolo internacional que representa a intervenção préhospitalar.

A estrela tem o seu significado próprio e cada uma das suas extremidades tem uma representação das funções da emergência pré-hospitalar, sendo elas: 1. Detectar a emergência; 2. Reportar-se a emergência; 3. Enviar a equipa e o equipamento adequado; 4. Cuidados no local; 5. Cuidados em transito; 6. Transferência para tratamento definitivo.

Na segunda formação iniciámos a componente prática de como proceder perante uma ocorrência de asfixia

“Um caso de sucesso torna-se ele próprio, um agente socializador no seio da família e na comunidade”

Corpo Editorial:

Redação: António Pedro, Alexandra Andrade, Deodato Lima. Maria de Jesus, Paulo Lourenço, Rosangela Duarte, Sónia Banza, Tiago Pina

Colaboradores: Cidália Piteira, Maria João, Renato Marçalo, Carlos Pinto, Graciete Santos, Nuno Silva, Paulo Fernandes, Olga Paula, Ana Cristina, Ana Jesus, Valentina Motillovska, Ricardo Évora, Edson Souza, Celso Gaboleiro, Danilo Tavares, Rui Rodrigues, Luis Pestana,Leandro Santos, Iuri Leandro.

2017-01-23